terça-feira, 24 de março de 2020

Apresentação




      Há quase 132 da Lei nº 3.353 - a famosa Lei Aurea que abolia a escravidão no Brasil – e, ha 17 anos da Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino da História e cultura afro-brasileira” nas escolas do país, é doloroso constatar que a HISTÓRIA CONTINUA A MESMA... Ainda repetimos aquelas histórias que nos foram “contadas”, valorizando a visão eurocêntrica e relegando negros e indígenas a invisibilidade social, cultural e histórica.
     Apesar de algumas conquistas, a questão do negro no país ainda é muito delicada e a escola, na maioria das vezes, encontrasse inerte no enfrentamento a tais questões. A temática continua sendo pauta apenas em momentos específicos no calendário escolar – 13 de maio e Dia da consciência negra – e ainda assim é apresentada de forma alegórica, estereotipada e caricata, potencializando preconceitos e alimentando a segregação racial.
     Como frutos dessa escola e dessa formação como uma visão unilateral, por vezes, nós educadores, sentimos dificuldades em trabalhar estas questões de forma mais efetiva e contínua, onde, citamos como barreiras a falta de materiais pedagógicos específicos e a falta de conhecimento cientifico e histórico.
        Assim, aos pés do Baoba, a ESTANTE PEDAGÓGICA faz sua morada, vindo como um espaço para discussões e socialização de materiais, tendo por objetivo tornar-se uma verdadeira vitrine com ideias e possibilidades das mais diversas para colorir o currículo escolar. Aqui, buscaremos junt@s, formas e possibilidades de fazer da escola um efetivo lugar de discussão, reflexão, transformação e emancipação humana.  


                                                                                                                      Seja bem vindo(a)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro: Escola de chuva.

FICHA TÉCNICA Titulo: Escola de Chuva Autor: James Rumford Ilustrador: James Rumford Editora: Brinque - Book Categoria: Infa...